quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Para uma aprendizagem activa e crítica



James Paul Gee, no livro “What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy” (2003), estrutura um conjunto de princípios educativos (36) que se podem aplicar a jogos, fruto da sua investigação e estudo sobre as auto-aprendizagens realizadas por cada jogador quando explora e passa a dominar um jogo. Encontram-se aqui vários paralelos com os processos de aprendizagem colaborativa em comunidades online.

O autor sugere que a adesão a estes princípios pode transformar os processos de aprendizagem nas instituições educativas (escolas e universidades), tanto a nível de professores, alunos, como a nível da própria instituição, tornando a aprendizagem crítica e activa.

Entre os 36 princípios educativos definidos por Gee, encontram-se o princípio da aprendizagem activa e critica, o princípio do design, o princípio da semiótica, o princípio do compromisso com a aprendizagem, o princípio do auto-conhecimento, o princípio da aprendizagem contínua, o principio da intertextualidade, o principio da descoberta, o principio da transferência, o principio da distribuição, o principio do grupo de afinidades, entre outros.

Gee, James Paul (2003). What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy. New York: Palgrave Macmillan.

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